Inglaterra

A Inglaterra é continente que ocupa metade da ilha de grã-Bretanha, situada na Europa, tem uma área 130 439 km² e a população é de 49 milhões de habitantes, suas fronteiras são ao norte com a Escócia, ao leste com o mar do Norte, ao sul com o canal da Mancha e ao oeste com o Oceano Âtlantico, Gales e ao mar da Irlanda, sua capital é Londres.
A Inglaterra apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de praticamente todos os tipos de turistas. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos, construções históricas e muito mais


sábado, 11 de junho de 2011

Curiosidades

Chás e Infusões

A PRIMEIRA CHÁVENA DE CHÁ

Chá
chá é bebido à séculos e a sua origem é uma lenda que remonta à China. Consta que a árvore do chá foi descoberta, no ano 2737 a.c., por acaso quando o imperador chinês Shên Nung, mais conhecido como o "Curandeiro Divino", dava um passeio pelas suas propriedades.
O Imperador terá pedido a determinada altura que os seus servidores hle fervessem um pouco de água, enquanto descansava à sombra de uma árvore.
Pois terá sido precisamente dessa árvore que uma folha ter-se-á solto e caído dentro da taça de água fervida. Não tendo reparado, o Imperador bebeu desse primeiro chá, sendo dessa forma que nasceu a primeira chávena de chá.
Consta igualmente que terá sido este imperador que criou a medicina natural ou ervanária, testando ele próprio uma enorme variedade de bebidas medicinais à base do chá.

O PAÍS DO CHÁ

Terá sido Catarina de Bragança que em Inglaterra popularizou o consumo de chá na corte. Porém terá sido Anna, esposa do sétimo duque de Bedford, quem cimentou o hábito de tomar chá todos os dias, por volta das cinco horas da tarde, acompanhado de sanduíches e bolinhos

OS VÁRIOS TIPOS DE CHÁ

Chá
chá é proveniente dos rebentos verdes e frescos da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. E consoante o processo de fabrico que é utilizado, assim se obtêm os vários tipos de chá.

CHÁ PRETO

É conseguido através da exposição das folhas ao ar. Este processo desencadeia a fermentação natural, durante a qual as enzimas transformam os flavenóides da planta.

CHÁ VERDE

As folhas são apenas submetidas a um tratamento a vapor, mantendo por isso a sua cor verde.

CHÁ OOLONG

Esta variedade resulta de um processo de tratamento intermédio entre o chá preto e o chá verde.

ELIXIR DA SAÚDE?

De acordo com várias investigações, o chá ao ser inserido numa dieta saudável pode diminuir o risco de se desenvolverem doenças como o cancro ou doenças cardiovasculares.
Porém é importante referir que não existem provas científicas necessárias a comprovar que exista uma relação entre o consumo de chá e a diminuição de risco de contrair determinda doença.

PODERES CURATIVOS

Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo da ervanária, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Chá
O valor nutricional do chá verdadeiro (planta Camellia Sinensis) é pouco significativo. Porém possui propriedades que auxiliam o bom funcionamento do nosso organismo.
chá é composto por alguns estimulantes como a cafeína podendo por isso acelerar a frequência cardíaca, avivar a mente e facilitar a função respiratória. Os taninos presentes no chá, por seu lado, podem impedir uma adequada absorção de ferro, se o tomar à hora das refeições.
Deve evitar-se que as crianças mais pequenas bebam chá, pois os elementos químicos nele contidos podem provocar algum desgaste no aparelho digestivo. Além disso é importante referir que estes taninos também mancham os dentes.
Mas talvez a principal qualidade benéfica do chá resida num composto químico denominado por bioflavonóide cuja ingestão elevada actua como um antioxidante forte que reduz o risco de cancro e de doenças cardíacas.

REGRAS DE PREPARAÇÃO

Chá
Para que a preparação chá mantenha todas as riquezas e sabor da planta, existem alguns cuidados a ter em conta.
1. Encha uma chaleira com água fresca e agite para oxigenar. Se a água da zona for muito rica em minerais (calcário, por exemplo) deverá usar-se água engarrafada.
2. Enquanto a água aquece, escalde o Bule onde irá servir o chá. Sempre que possível, opte por recipientes de porcelana ou vidro, pois não alteram o sabor do chá.
3. Quando a água começar a ferver introduza o chá. Coloque uma saqueta por chávena ou três por bule.
4. Assim que a água ferver, desligue o lume. Tenha em mconta que, quanto mais água ferve, mais oxigénio perde o que diminuirá a qualidade do chá.
5. Verta o chá para o Bule e deixe repousar durante 5 minutos.
6. Se pretende preparar um chá mais forte aumente a quantidade de chá e deixe repousar por menos tempo. Deve ter sempre o cuidado de não deixar o chá repousar por mais de 6 minutos pois tornará o sabor muito amargo.
7. Agite ligeiramente o chá antes de o passar para as chávenas.

Bebidas com Chá

Chá

CHÁ COM LIMÃO

1 L de chá preto
Cascas de um limão
1 cálice de conhaque
Açúcar
1. Depois de preparar o chá preto, junte as cascas de limão e deixe repousar durante 15 minutos.
2. Após esse tempo, retire as saquetas de chá preto e adicione o conhaque.
3. Por fim adoce a gosto e sirva bem quente.

CHÁ DE LARANJA E ANIS

1 l de água
casca de duas laranjas
4 flores de anis
Açúcar ou mel q.b.
1. Leve a água ao lume com a casca de laranja e as flores de anis, deixando ferver por cerca de 3 minutos.
2. Depois desse tempo, retire o chá do lume e adoce a seu gosto, com o açúcar ou com o mel se preferir. Tape e deixe estar em infusão durante cerca de 15 minutos. Sirva bem quente.

SKI BALL

½ cálice de aguardente velha
1 colher e meia (de chá ) com açúcar
1 pedacinho de pau de canela
1 rodela de laranja
2 cravinhos
0,5 l de chá preto
1. Junte numa taça a aguardente com o açúcar e o pau de canela.
2. Espete os cravinhos na rodela de laranja e junte à mistura.
3. Deixe repousar durante alguns momentos e retire o pau de canela e a laranja.
4. Acrescente o chá preto bem quente e sirva em taças.

ORANGE PUNCH

½ cálice de blue curaçau
1 colher de chá de rum
1 colher de chá de açúcar
½ colher de chá de sumo de limão
1 rodela de laranja
1 chávena de chá de laranjeira
1. Encha um copo com água fervente e reserve.
2. Num copo misturador, junte o curaçau, o rum, o sumo de limão, o açúcar e mexa bem.
3. Despeje a água do copo, que deverá ficar aquecido, e verta nele a mistura.
4. Junte a rodela de laranja descascada e acrescente o chá de laranjeira bem quente.

CHÁ VERDE COM GENGIBRE

6 colheres de sopa de chá verde
50 g de gengibre chinês
1 carambola
0,5 l de sumo de uva branca
3 colheres de sopa de xarope de gengibre
folhas de hortelã q.b.
1. Adicione às folhas de chá 7,5 dl de água a ferver e espere entre 3 a 5 minutos. Corte o gengibre em cubos pequenos. Lave a carambola e corte-a às fatias.
2. Aqueça o sumo de uva com o xarope de gengibre. Coe o chá e coloque-o num bule juntamente com o sumo de uva. Adicione o gengibre, a carambola e as folhas de hortelã-pimenta.

BEBIDA DE CHOCOLATE BRANCO

0,5 l de água
1 saqueta de chá preto
0,5 l de leite
1 vagem de baunilha
150 g de chocolate branco
250 g de açúcar
8 gemas
2 dl de licor de whisky
1. Ferva a água, junte-lhe a saqueta de chá e deixe em infusão. Ferva o leite com a vagem de baunilha, retire do lume e incorpore o chocolate.
2. Retire a vagem de baunilha, tape e reserve. Bata o açúcar com as gemas até obter um creme branco. Junte-lhe a mistura de leite em fio, sem parar de mexer.
3. De seguida, adicione o chá e o licor e sirva.
Fonte: www.petiscos.com
CHÁ

O CHÁ É UM PRODUTO ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL

Chá
Possuidor de muitos atributos pode-se dizer que o chá é uma bebida completa . A cada dia mais atributos vão sendo descobertos com os inúmeros tipos de chá que vão surgindo, para deleite de pessoas, sabedoras dos efeitos benéficos dessa maravilhosa infusão de origem chinesa.
A história do chá está assentada nos costumes da velha China onde conta-se ter sido criado por volta de 2.800 anos a. C. por um Imperador chamado Shen Nung, considerado o Pai do Chá, uma vez que, conforme a lenda, o tal Imperador ferveu água para beber ( o que é equivalente a destilá-la apara evitar doenças) e não observou algumas folhas caídas dentro do recipiente de água e, sentindo um aroma delicioso, arriscou a beber o conteúdo, que achou bastante saboroso e assim, passou a fazer experiências com várias folhas e desta forma o chá foi descoberto, passando a ser uma bebida que está presente em quase todas as sociedades do mundo.
Mesmo sendo pouco provável esta história/lenda é ela que nos costumes chineses consta para explicar a existência do chá. No entanto, é de se presumir que até chegar ao uso de apenas algumas ervas com propriedades inúmeras, inclusive medicinais, para a infusão, muita gente deve ter morrido tomando veneno puro no afã de descobrir novas ervas e novos sabores.
Assim uma coisa fica bastante clara : o chá é um produto que envolve todo um processo de sabedoria para se chegar até certas infusões que, nos dias atuais, estão a disposição das pessoas.
Basicamente o chá origina-se nas folhas verdes de árvores denominadas Camellia sinensis sinensis nativas da China e, hoje, presentes em quase todos os Continentes em suas classificações sisnensis sinensis e assamica.
Para se chegar a infusão estabelecida nos dias atuais, houve modificações desde a confecção do produto, quanto à torrefação e prensagem, até a distinção entre os chás verdes e pretos que conhecemos bem.
Inicialmente o Japão foi o responsável pela divulgação da utilização do chá, fora da China, sendo que, no país dos Samurais, o produto passou a fazer parte de rituais religiosos Zen Budista e tornou-se parte primordial da educação japonesa, exercendo papel importante como Chanoyu, ou cerimônia do chá.

A importação do chá para a Europa foi estabelecida pelos holandeses e portugueses no Século XVI . Posteriormente o chá entrou na Rússia, Alemanha, França e em toda a Europa.
A partir do Século XIX o chá passou a fazer parte integrante da vida inglesa e até os dias atuais é um elemento de forte presença na Europa como um todo.
Na América do Norte o chá chegou através da emigração de europeus que transpuseram o hábito de bebe-lo para o novo Continente. Com os problemas surgidos com a Grã Bretanha e sua colônias americanas o chá ficou relegado ao um lugar de injusto ressentimento por causa do Boston Tea Party , quando foram jogados ao mar 340 caixas de chá britânico em 1773.
Nos dias atuais existe um aumento considerável do consumo norte americano de chá, onde a população está habituada o toma-lo, principalmente nos meses de verão em forma de chá gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário